Toda pessoa merece ter um cabelo incrível. Por isso, neste post, vamos explicar a importância de cuidar do couro cabeludo, como identificar a queda de cabelo e dicas para você colocar em prática para ter madeixas sempre saudáveis e lindas. Tudo isso para que os fios cresçam mais saudáveis, brilhantes e fortes. Boa leitura!
Por que cuidar do couro cabeludo?
Muito se fala sobre a saúde dos fios e quase todos conhecem boas rotinas de cuidados. Porém, existem diversos motivos para começar a prestar mais atenção ao seu couro cabeludo! Afinal, é ele quem sustenta suas madeixas e garante nutrição, crescimento saudável e o tão amado brilho.
Ao nutrir e manter o couro cabeludo de forma equilibrada, você está criando as condições ideais para que cada fio cresça forte e vibrante. Além disso, não devemos subestimar o poder dele em combater a temida queda de cabelo. Os folículos capilares bem-cuidados são mais resilientes e têm maior probabilidade de manter seus preciosos fios no lugar.

Folículos capilares fortes são a chave para evitar a queda capilar.
Como identificar a queda de cabelo?
Não sabe por onde começar? Vamos mostrar como o couro cabeludo e a queda de cabelo se relacionam, mas primeiro você precisa saber se o seu caso realmente está fora do normal. Em média, o ideal é que um adulto perca até 150 fios por dia. Isto acontece porque o ciclo de vida de um fio de cabelo — crescimento, transição e queda — dura em torno de 2 a 7 anos.
Claro que ninguém fica contando fio a fio para saber se a situação está dentro da normalidade. A saída, nesse caso, é observar se o cabelo está caindo além do que é de costume.
Atente-se aos sinais: se você passar a mão levemente e sair uma grande quantidade de uma vez só, pode ser um indicativo para se dedicar mais aos cuidados com o couro cabeludo!
Muitas condições podem influenciar na queda, sendo que as mais comuns são:
- Fatores genéticos;
- Uso de medicamentos, como o anticoncepcional;
- Estresse e crise de ansiedade;
- Gravidez e alterações hormonais;
- Tratamento contra o câncer e pós Covid-19;
- Má alimentação, anemia e falta de vitaminas .
Mas você sabia que existe um profissional que cuida do couro cabeludo? Na verdade, há vários especialistas, como o terapeuta capilar e o tricologista. Cada um lida com aspectos específicos para melhorar a saúde das madeixas. Como existem diversas causas para a queda capilar, é importante investigar casos mais graves e pedir ajuda especializada!
Em casos mais leves, o tratamento pode ser feito com um terapeuta capilar, que utiliza cosméticos para o controle. Porém, em casos mais graves, o acompanhamento com dermatologistas e tricologistas é indicado, já que apenas esses especialistas podem indicar medicações.

A queda diária de cabelo é normal, mas se identificar excesso, busque ajuda profissional!
Como cuidar do couro cabeludo?
Depois de conhecer mais sobre as principais causas da queda capilar, que tal você descobrir o que fazer para cuidar do couro cabeludo? Dá uma olhada nessas dicas!
Identifique as características
Você sabia que cada centímetro da sua cabeça pode ser diferente? Seca, oleosa, sensível ou até mesmo uma combinação de tudo isso! Identificar o tipo de couro cabeludo que você tem é o primeiro passo para oferecer os cuidados certos.
Higienize de forma adequada
Para fazer uma boa higienização dos fios, você precisa se atentar aos passos! Umedeça os cabelos e massageie levemente o couro cabeludo antes de aplicar qualquer produto. Use um xampu suave e massageie delicadamente com a ponta dos dedos, usando movimentos circulares.
Nada de unhas! Elas podem machucar o couro cabeludo e danificar as raízes dos fios, atrapalhando o desenvolvimento saudável.
Por fim, cuide bastante na hora do enxágue, principalmente do condicionador. É preciso retirar o todo o excesso de produto para evitar oleosidade na região.

Não sabe como fazer a limpeza do couro cabeludo? Uma boa massagem e produtos leves são essenciais!
Esfolie de tempos em tempos
A esfoliação é uma das formas mais práticas de como fortalecer o couro cabeludo: ela estimula a circulação da região e promove limpeza profunda. Também ajuda na remoção das células mortas e dos resíduos, desobstruindo os poros e proporcionando um ambiente ideal para o crescimento de fios saudáveis.
Existem vários produtos para o couro cabeludo que podem ajudar nessa hora. Nossa queridinha é a Shampoo Brush Ricca, uma escova massageadora, perfeita para usar na hora do banho! Mas lembre-se, frequência e moderação são a chave! Uma vez por semana é o suficiente para esfoliar a região.
Hidrate o couro cabeludo
Se há coceira ou sinais de descamação após a higienização, talvez você precise caprichar na hidratação! Invista em óleos essenciais que nutrem e ajudam a melhorar a saúde do couro cabeludo, criando ótimas condições para o crescimento de fios saudáveis.
Na hora de escolher o produto, utilize a opção mais indicada para o seu tipo de cabelo, optando por cremes antiqueda para cabelos oleosos ou químicamente tratados, por exemplo.
Proteja a região
Alguns procedimentos podem irritar muito o couro cabeludo. A descoloração e a aplicação de tinturas estão entre os mais comuns. Conte com a ajuda de profissionais para esses processos, eles têm o costume de utilizar produtos específicos para a proteção total!
Além disso, o uso prolongado de ferramentas de calor e a exposição excessiva ao sol podem prejudicar a região. Para esses casos, o uso de chapéus, protetores em spray e máscaras hidratantes é sua melhor opção.
Seguindo essas orientações, você vai estar no caminho certo para deixar a região mais saudável e evitar a queda. Mas ainda fica uma questão: você sabe o que não pode passar no couro cabeludo? Alguns hábitos é melhor evitar! Veja só:
- Óleos pesados: demos a dica para proteção, mas pesar na mão e aplicar óleo demais pode prejudicar bastante a região.
- Produtos com sulfato: são verdadeiros vilões em excesso, já que alteram o pH e acabam ressecando o couro cabeludo, provocando até a queda dos fios.
- Penteados muito apertados: causam pressão excessiva, o que pode ocasionar danos aos folículos capilares.
- Produtos para pele: a superfície do couro cabeludo é bem diferente do restante do corpo. Evite aplicar produtos faciais ou corporais diretamente na região capilar.
- Excesso de produtos: o acúmulo pode sufocar os folículos e causar problemas. Use cosméticos com moderação e certifique-se de enxaguar bem durante a lavagem.
Gostou das dicas da Ricca para cuidar do couro cabeludo e evitar a queda de cabelo? Aproveite para conhecer os produtos para madeixas disponíveis no Mundo Ricca e comece a cuidar delas com o que há de melhor. Estamos te esperando por lá!