Se você tem olheiras escuras e profundas, sabe bem que elas podem gerar muito incômodo no dia a dia. Às vezes, nem o corretivo salva! E o que fazer para tratar essa região?
Neste conteúdo, vamos te contar quais são os principais tratamentos para olheiras escuras, além de abordar os tipos e causas. Vem com a gente!
O que são olheiras?
As olheiras são marcas mais escuras que aparecem ao redor dos olhos, principalmente na parte inferior. Elas são muito comuns e podem surgir em homens e mulheres, independentemente da idade.
Uma das principais características de quem sofre com as olheiras é ficar com a pele da região em tons de roxo, azul, amarelo ou marrom. Em alguns casos, essa área também pode ficar inchada. Tudo isso, traz uma aparência de cansaço e envelhecimento, o que costuma gerar bastante desconforto.
Há três tipos principais de olheiras: vasculares, pigmentares e profundas.
Olheiras vasculares
As olheiras vasculares são aquelas mais arroxeadas ou azuladas. Elas surgem pela má circulação sanguínea na região, causando a retenção de líquidos próximo aos olhos.
Esse tipo de olheira fica bastante acentuado quando a pessoa dorme mal ou está muito cansada.
Olheiras pigmentares
Também conhecidas como olheiras melânicas, elas têm uma coloração marrom acastanhada. Isso acontece porque elas são resultado do acúmulo de melanina na região dos olhos. Bastante comuns em peles negras, indianas, árabes e asiáticas, são agravadas quando há exposição solar em excesso.

As olheiras pigmentares são causadas pelo acúmulo de melanina na região periocular.
Olheiras profundas
As olheiras profundas têm caráter genético e estão relacionadas à estrutura óssea do rosto. São formadas porque a cavidade da região do globo ocular é mais profunda. Com isso, o que acontece, na verdade, é a criação de uma sombra castanha na região, que acaba acentuando a aparência das olheiras.
O que causa olheiras escuras?
Você já deve ter ouvido falar por aí que as olheiras aparecem quando estamos muito cansadas ou dormimos mal, não é mesmo? E isso é verdade! Quando o assunto é saúde, a falta de um sono reparador afeta várias questões, e a pele é uma delas.
Mas as olheiras também podem aparecer ou se agravar por conta de outros maus hábitos, como consumo de álcool, tabagismo, exposição excessiva ao sol e alimentação desequilibrada. Além disso, o envelhecimento natural vai mudando a estrutura óssea e tecidual do nosso corpo, incluindo o rosto. Logo, com o passar do tempo, o surgimento das olheiras é mais comum.
Por fim, a genética também pode causar olheiras, como é o caso das profundas.
Tratamentos para olheiras escuras
Agora que você já sabe quais são os principais tipos de olheiras, pode estar se perguntando o que é possível fazer para tratá-las. Além do investimento em hábitos saudáveis, como uma rotina de skincare, alimentação balanceada e sono em dia, hoje, conseguimos encontrar vários procedimentos estéticos que visam a redução da aparência escurecida na região.
É deles que vamos falar a seguir! Mas, antes, #RiccaLover, lembre-se: todos esses procedimentos só podem ser realizados por profissionais capacitados e devem ter o acompanhamento regular de um dermatologista!
Preenchimento com ácido hialurônico
O preenchimento com ácido hialurônico é bastante indicado para quem tem olheiras profundas. Isso porque o ativo, ao ser aplicado, gera volume na região e, consequentemente, reduz a sombra e atenua a aparência escurecida na área dos olhos.
O procedimento deve ser realizado somente por um profissional e pode ser feito uma vez por mês, dependendo da necessidade, para tratar olheiras escuras e fundas.

Se você não sabe como clarear olheiras, há cosméticos específicos para tratamento da região, assim como procedimentos estéticos.
Tratamento com luz pulsada
O tratamento com luz pulsada é um procedimento não invasivo. Em geral, é indicado para quem possui olheiras vasculares, já que os feixes de luz têm como objetivo reduzir a hiperpigmentação da região.
Peeling químico
Se você possui olheiras pigmentares, o peeling químico é uma opção de tratamento. Ele utiliza os alfa-hidroxiácidos (AHAs) para promover a descamação da camada mais superficial da pele.
Com isso, o próprio corpo começa um processo de regeneração e essa nova camada superficial é produzida com menos concentração de melanina e também livre da hiperpigmentação — que, muitas vezes, é causada por um processo de exposição solar excessiva ao longo do tempo.
Carboxiterapia
A carboxiterapia nada mais é do que a aplicação de CO2 na área dos olhos. Ela estimula a circulação sanguínea na região, o que reduz a aparência escurecida e inchada. Em geral, exige sessões semanais durante um período de três meses para que seja eficaz.
Cosméticos de tratamento
Hoje, é possível encontrar vários cremes para clarear olheiras, com os mais diversos e tecnológicos ativos cosméticos. Há produtos tanto para reduzir a pigmentação da região quanto para melhorar o inchaço na área dos olhos.
Além deles, para acalmar e desinchar a pálpebra, faça aquele tratamento de beleza caseiro, com rodelas de pepino ou até folhas de babosa. Elas dão uma boa refrescada na pele e ajudam na circulação da área dos olhos.
Oi Ricca, xô olheira!
Na sua listinha de tratamentos para olheiras escuras também não pode faltar os produtos da Ricca! Conheça nosso bastão antiolheiras. Ele hidrata, melhora a circulação da área dos olhos e tem efeito geladinho. Além de suavizar os sinais de cansaço, ao mesmo tempo que realça a luminosidade da pele.
Confira agora o Bastão Para os Olhos Aloe Bela! Ricca, clicando no banner abaixo!