Pensando em mudar o visual e apostar em um cabelo com franjinha, mas ainda não sabe qual escolher? Para te ajudar a decidir, vamos mostrar diferentes estilos e explicar como selecionar o ideal para o seu formato de rosto.
Além disso, você vai encontrar dicas para manter sua franja sempre impecável e aprender quais são os cuidados essenciais. Quer saber mais? Então, continue a leitura que a gente te conta tudinho!
Cabelo com franjinha: como apostar no visual?
A franjinha nunca sai de moda! Seja para adicionar um toque de juventude e atitude ao visual ou suavizar os traços faciais, ela é uma escolha versátil que pode transformar completamente o seu rosto e até mesmo o seu look.
Para começar, que tal descobrir um pouco mais sobre os diferentes estilos e os mais indicados para cada formato de rosto? Selecionamos variados cortes de cabelo com franjinha para você conhecer e, quem sabe, decidir em qual deles apostar. Vamos lá!

3 tipos de franja para conhecer
A franja é superversátil e pode ser usada com diversos cortes e tipos de cabelo, cada um com seu próprio charme e personalidade. Por isso, listamos três dos estilos mais populares abaixo.
Franja reta
A franja reta é um clássico atemporal. Ela é caracterizada por linhas retas e uniformes que caem diretamente sobre a testa. Essa franja cria uma aparência elegante e sofisticada, tornando-se perfeita para quem quer passar uma imagem mais romântica. É uma escolha versátil e que pessoas com diferentes formatos de rosto podem usar.
Franja desfiada
Para quem busca um look mais moderno, a franja desfiada é a opção ideal! Ela apresenta pontas irregulares e textura, o que adiciona movimento ao cabelo. Essa franja é ótima para quem procura um visual mais casual e cheio de personalidade.
Franja lateral
A franja lateral é uma escolha versátil que pode ser usada de diversas maneiras. Ela é caracterizada por seu caimento, pendendo para um dos lados. Pode ser curta ou longa e é uma excelente opção para criar um visual charmoso e elegante.
É claro que existem outros tipos de franja, como a cortininha, que é dividida ao meio, a mais curtinha, a cheia, a meia-lua e por aí vai. Para encontrar seu estilo ideal, é importante pensar em qual vai conseguir traduzir melhor a sua personalidade.
Para você ter uma ideia, é possível combinar cabelo médio repicado com franja curtinha, cabelo comprido com franjinha meia-lua, fazer franjinha com cabelo cacheado bem definido, e por aí vai. Opção é o que não falta!

Dicas de franjinha para cada tipo de rosto
O visagismo leva em conta diversos fatores, como a largura e o comprimento da face, o tamanho da testa e do queixo, a profundidade ou elevação das bochechas e do maxilar, dentre outros pontos. De acordo com a combinação desses traços, o rosto ganha o nome de um formato específico.
Alguns cortes funcionam melhor para determinados tipos de rosto, pois acabam realçando características já favorecidas para o formato. Vamos entender um pouco mais a seguir!
1. Rosto oval
Rostos ovais são considerados ideais, pois são naturalmente proporcionais. Quase qualquer estilo de franja fica bem em rostos ovais. Franjas retas, laterais, desfiadas ou cortininhas são escolhas excelentes para realçar sua beleza natural.

2. Rosto redondo
Para rostos redondos, o objetivo é criar a ilusão de um formato mais alongado. Opte por franjas laterais assimétricas com caimento diagonal. Evite franjas muito curtas, pois podem enfatizar a largura do rosto — a menos que essa seja a sua intenção, claro!

3. Rosto quadrado
Rostos quadrados têm traços fortes e ângulos definidos. Escolha uma franja lateral que caia diagonalmente sobre a testa para adicionar suavidade aos contornos faciais.

4. Rosto em formato de coração
Rostos em formato de coração têm testas mais largas e queixos mais finos. Se quiser esconder um pouco a testa, opte por uma franja curta e leve. A franja lateral também funciona bem, criando um visual harmonioso.

5. Rosto longo
Rostos longos podem ser encurtados visualmente com franjas mais curtas e cheias. Franjas retas ou cortininhas ajudam a criar a ilusão de uma testa mais curta. Se não for o que você quer, tome cuidado.

6. Rosto diamante
Rostos em formato de diamante têm maçãs proeminentes, assim como testas e queixos mais estreitos. Escolha uma franja mais cheia que suavize a testa e crie equilíbrio.

7. Rosto retangular
Para rostos retangulares, opte por uma franja lateral ou reta com volume nas laterais para criar a ilusão de uma face mais larga. Isso ajuda a suavizar os traços angulares.

Lembre-se de que essas são dicas gerais, e a escolha da franja também depende do seu estilo pessoal e daquilo que você quer transmitir. Consultar um cabeleireiro de confiança pode ajudá-la a encontrar a franja perfeita que valoriza seu formato de rosto e realça sua beleza única.
Finalização para franjinhas
A finalização vai sempre variar de acordo com o estilo de franja que você escolher. Um bom exemplo disso é que um cabelo cacheado com uma franja cortininha vai precisar de retoques diferentes do que um cabelo liso com uma franja cheia.
Isso é natural, já que cada tipo de cabelo tem seus cuidados específicos para liberar o potencial máximo de beleza de cada um. Mas no geral aqui vão três cuidados que toda franja precisa na hora da finalização:
- Secagem adequada: nem toda franja precisa do secador. Às vezes, o melhor é dar o formato com as mãos e deixar secar naturalmente.
- Produtos de styling: para deixar a franja do jeito que você quer, use sprays e pomadas fixadoras na hora da finalização.
- Manutenção regular: a franja demanda mais manutenção. Agende cortes regulares para garantir o comprimento ideal.
Lembre-se também de experimentar diferentes produtos e técnicas para descobrir o que funciona melhor para você e para o seu cabelo!

Cuidados essenciais
Para manter a franja sempre impecável, é fundamental seguir também alguns cuidados simples. Lave-a com um shampoo suave e evite esfregar em excesso para não ressecar os fios. Lembre-se de condicionar apenas as pontas da franja, deixando a raiz de fora. Aplicar uma máscara hidratante de vez em quando vai ajudar a manter a franja macia e saudável.
Sempre é bom lembrar de proteger os fios contra os danos causados pelo sol, principalmente se você recebe muita exposição. Para isso, utilize produtos capilares com proteção UV. Além disso, agende cortes de manutenção regularmente para manter o comprimento e a forma ideais.
Franja oleosa: o que fazer?
Um dos maiores problemas de quem tem um cabelo com franjinha é a oleosidade. Por ter maior contato com o rosto, ela acaba absorvendo e acumulando resíduos ao longo do dia. Além disso, se você tem o costume de ficar tocando no cabelo toda hora, isso também transfere oleosidade.
Uma solução prática e que pode ajudar é levar sempre um shampoo a seco na bolsa! Ele remove a oleosidade e devolve o movimento natural das madeixas.
Quer garantir o seu e manter sua franja sempre impecável? Clique no banner abaixo e encontre tudo o que você precisa no Mundo Ricca!
